Chegamos ao mês de dezembro, que marca a luta contra a AIDS, o HIV e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis).
Durante todo o período da campanha nacional Dezembro Vermelho, instituída pela Lei 13.504, publicada no Diário Oficial em novembro de 2017, são realizadas diversas ações focadas na conscientização, na assistência e na prevenção das doenças, além da proteção das pessoas que convivem com as enfermidades. Bacana, não é mesmo?
Neste texto, vamos abordar informações importantes sobre AIDS/HIV, além de dar dicas de filmes para você assistir e entender melhor sobre a luta contra a doença. Boa leitura!
O que é AIDS e HIV?
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV. O HIV ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo, deixando o organismo mais vulnerável a diversas doenças. A diferença entre ter HIV e AIDS é que muitos soropositivos vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.
Quais são as formas de transmissão?
O vírus pode ser transmitido das seguintes maneiras:
- Sexo vaginal sem camisinha
- Sexo anal sem camisinha
- Sexo oral sem camisinha
- Uso de seringa por mais de uma pessoa
- Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
Ainda existe muito preconceito sobre as formas de prevenção, por isso é sempre importante deixar claro que a AIDS não é transmitida por:
- Uso de métodos preventivos
- Suor e lágrima
- Aperto de mão ou abraço
- Sabonete/toalha/lençóis
- Talheres/copos
- Assento de ônibus
- Piscina
- Pelo ar
Como prevenir?
Previna-se usando camisinha em toda relação sexual e não compartilhando objetos perfurocortantes, como seringas e agulhas.
Qual é o tratamento?
Ainda não existe cura para a doença, mas o tratamento com medicações antirretrovirais (coquetel) diminui a transmissão do vírus, impedindo que se repliquem dentro das células e evitando que a imunidade caia, promovendo maior qualidade de vida.
Fica a dica! 7 filmes sobre a luta contra a AIDS e o HIV
Confira as dicas de filmes com as sinopses de cada um. Anote e separe um momento para assistir, pois valem a pena!
Os Primeiros Soldados (2022)
Em Vitória, na virada de 1983, um grupo de jovens LGBTQIA+ celebra o Réveillon sem ideia do que se avizinha. O biólogo Suzano sabe que algo de muito terrível começa a transtornar seu corpo. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto aproxima Suzano da artista transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes. Juntos eles tentarão sobreviver à primeira onda do HIV.
Meu Nome é Jacque (2016)
A diversidade da narrativa se dá por meio de um olhar sobre a história e a vida de Jacqueline Rocha Côrtes, uma mulher transexual portadora do vírus da AIDS, que precisou e que ainda precisa superar grandes obstáculos para viver sua vida da melhor forma possível, quebrando paradigmas e derrubando preconceitos.
Boa Sorte, João (2014)
O adolescente João tem uma série de problemas comportamentais: ele é ignorado pelos pais e se torna agressivo com os amigos de escola. Quando é diagnosticado com depressão, seus familiares decidem interná-lo em uma clínica psiquiátrica. No local, ele conhece Judite, paciente HIV positivo e dependente química, em fase terminal. Apesar do ambiente hostil, os dois se apaixonam e iniciam um romance. Mas Judite tem medo de que a sua morte abale a saúde de João.
Clube de Compras Dallas (2013)
Em 1986, o eletricista texano Ron Woodroof é diagnosticado com AIDS e logo começa uma batalha contra a indústria farmacêutica. Procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México.
Yesterday (2004)
O filme se passa em Rooihoek, África do Sul e retrata a história de Yesterday, uma mãe que luta diariamente para dar uma vida melhor para sua filha, enquanto seu marido trabalha nas minas de Johannesburg. Após inúmeras tentativas de conseguir atendimento médico, Yesterday descobre ter HIV, mas não desiste de viver até ver sua filha estudando.
Kids (1995)
No auge dos anos 1990, o filme retrata um dia da vida de adolescentes em Nova Iorque, acompanhando as personagens na descoberta dos prazeres da vida e na forma como lidavam com a AIDS no auge da doença.
Um Lugar para Annie (1994)
Um bebê de três meses abandonado pela mãe biológica, viciada em drogas, e um amor de enfermeira. Um Lugar para Annie retrata as dificuldades e a luta de Susan Lansing para cuidar da criança soropositiva.
O Laboratório São José apoia a campanha Dezembro Vermelho e luta pela conscientização e pela prevenção da AIDS. Cuide-se e conte conosco para a realização dos seus exames. Estamos à disposição pelo WhatsApp (32)98814-6685 para agendamento no horário de sua preferência.