Notícias

Qual é a diferença entre HIV e AIDS?

Qual é a diferença entre HIV e AIDS?

 

HIV e AIDS são siglas que se referem a um mal comum, mas não representam a mesma coisa no corpo do ser humano. Portanto, uma pessoa que tem HIV não necessariamente tem AIDS. Embora o HIV seja o causador, a pessoa pode ser infectada pelo vírus por muitos anos antes que desenvolva, de fato, a doença. Neste artigo, você entenderá melhor a diferença entre HIV e AIDS.

Diferença entre HIV e AIDS: o que é AIDS e HIV?

AIDS

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), também conhecida como Sida (principalmente em Portugal), é uma doença crônica que se manifesta após a infecção do organismo pelo HIV. Isso significa que ela é ocasionada pelos desdobramentos do contágio. A AIDS não tem cura, mas tem tratamento.

HIV

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), do inglês Human Immunodeficiency Virus, é o causador da AIDS. Quando entra no organismo, é instalado nas células do sistema imunológico, que são responsáveis pela defesa do corpo. Depois disso, ele é capaz de se multiplicar e se espalhar pela corrente sanguínea, contaminando as outras células.

A pessoa infectada pelo HIV tem o sistema imunológico danificado pelo vírus. A situação se agrava, pois isso interfere na habilidade do organismo de lutar contra invasores que causam a doença. É por isso que alguns pacientes que contraem doenças como tuberculose, toxoplasmose, pneumocistose e Sarcoma de Kaposi geralmente não conseguem lutar contra elas.

Prevenção

O HIV pode ser transmitido sexualmente e de outras formas, como seringas e agulhas contaminadas, de mãe para filho, durante a gravidez ou na amamentação. Além dessas, há contágio também por transfusão de sangue contaminado pelo HIV e pela reutilização de objetos cortantes com presença de sangue ou fluidos infectados pelo vírus.

Agora que você já sabe a diferença entre HIV e AIDS, deve se lembrar de que a prevenção é realmente o melhor remédio. Além disso, realizar exames constantemente pode permitir identificar a doença no início e tornar o tratamento mais eficaz.