De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), dados recentes mostram que o risco de um homem ser diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida atinge a marca de 16%. Para contribuir nos cuidados e na prevenção da doença, o Ministério da Saúde lançou a “Linha Azul”, dedicada à atenção com a saúde do homem.
A diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério, Maíra Botelho, em matéria publicada pela Agência Brasil, explica que “a Linha Azul é o itinerário do paciente em toda a rede de atenção, iniciando na atenção primária, com apoio da regulação, para ser encaminhado visando ao diagnóstico na atenção especializada”.
A ideia é que, a partir da coordenação da atenção primária, o paciente passe por especialistas urologistas para, então, ser encaminhado à unidade de referência especializada. A Linha Azul é uma ampliação das políticas públicas voltadas para o controle e o combate do câncer de próstata. Mas, para a redução do percentual de homens afetados pela doença, a iniciativa de cada um também é importante.
3 principais perguntas no Novembro Azul
Neste mês, a campanha Novembro Azul acontece em todo o país e no mundo para a conscientização dos homens em relação às atitudes preventivas. Afinal, com o diagnóstico precoce, as chances de cura são maiores. Por isso, trouxemos no blog as três principais perguntas que as pessoas se fazem em relação ao tema para simplificar o acesso à informação. Confira:
- Os exames preventivos devem ser feitos a partir de qual idade?
Devem ser realizados uma vez ao ano para homens com mais de 50 anos de idade. Mas aqueles que tenham casos pregressos na família (de câncer de próstata ou mama) devem procurar um urologista após os 40.
- Quais exames devem ser feitos?
Toque retal, Antígeno Prostático Específico (PSA, por sua sigla em inglês) e ultrassonografia transretal (nos casos suspeitos).
- O que posso fazer para me prevenir?
Ter uma vida com hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenção. Tenha uma dieta rica em frutas, grãos e legumes e reduza o consumo de gorduras, principalmente as de origem animal. Elimine hábitos como o fumo e o consumo de álcool e procure praticar atividades físicas com regularidade. Na idade indicada, faça os exames preventivos. Lembre-se de que o diálogo aberto com um médico de confiança é sempre importante.
E lembre-se: aqui em nosso site e em nossas redes sociais (Facebook e Instagram) você sempre acompanha dicas valiosas para cuidar de sua saúde. Conte conosco!
Fontes de informação:
- Instituto Nacional de Câncer – INCA;
- Ministério da Saúde;
- Agência Brasil (EBC).