Notícias

Novembro Azul: saúde masculina e prevenção ao câncer de próstata   

Novembro Azul: saúde masculina e prevenção ao câncer de próstata  

 

Você já deve saber que o Novembro Azul é o mês dedicado à prevenção ao câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o tipo de câncer que mais atinge os homens, com 21,25% dos casos.

Ainda de acordo com as pesquisas do instituto, teremos cerca de 66 mil novos casos diagnosticados de câncer de próstata no Brasil durante o triênio 2020-2022.

 

A importância de cuidar da próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor dos homens. Ela é bem pequena e pesa aproximadamente 20 gramas. Sua função principal é a produção do esperma.

Um ponto de preocupação acerca dos tumores gerados nessa região é ausência de sintomas nas fases iniciais da doença. Cerca de 95% dos tumores se apresentam em fases avançadas quando surgem os sintomas. São eles:

  • Dor ao urinar;
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Vontade de urinar com bastante frequência;
  • Dores ósseas.

 

Os fatores de risco ao câncer de próstata

Os fatores de risco ao câncer de próstata são algo a que todo homem deve se atentar para colaborar nos cuidados com a saúde. Saiba quais são:

  • Histórico de familiares próximos que tiveram a doença;
  • Homens negros apresentam maior tendência a desenvolverem a doença;
  • Obesidade ou peso corporal bem acima do limite saudável.

 

Se você apresenta algum desses fatores de risco, a sua atenção deve ser redobrada.

 

Prevenção: a melhor forma de promover a sua saúde

O câncer é uma doença extremamente perigosa e imprevisível. Por isso, a prevenção é o jeito mais assertivo de evitá-lo ou de diminuir os danos causados por ele.

Por isso, todo homem deve estar atento e estabelecer uma série de cuidados com a sua saúde. Alguns hábitos que podem ajudar a proteger o seu organismo contra o câncer de próstata são:

  • Adote uma alimentação balanceada;
  • Não abuse de bebidas alcoólicas;
  • Elimine o hábito de fumar;
  • Pratique atividades físicas regularmente.

 

Os exames de prevenção ao câncer de próstata

A maneira mais eficiente para se tratar um câncer é realizando o diagnóstico precoce. Como você já ficou sabendo aqui, as fases iniciais do câncer de próstata não apresentam sintomas.

Por isso, realizar os exames preventivos é absolutamente fundamental. A partir dos 40 anos, os homens devem iniciar realização anual dos testes de prevenção.

O exame de toque retal é o mais comum e tem o objetivo de verificar possíveis anormalidades na próstata, como endurecimento e nódulos.

De maneira complementar, também é possível realizar a dosagem de PSA, que é um exame de sangue feito para avaliar a quantidade do antígeno prostático específico (PSA).

 

É sempre essencial lembrar que o diagnóstico precoce tem uma grande influência nas chances de cura no tratamento ao câncer de próstata. Por isso, você, homem, não deixe de fazer os exames preventivos.

E aqui no Laboratório São José oferecemos uma excelente estrutura e uma equipe pronta para cuidar de você com toda a dedicação. Entre em contato conosco e agende o seu exame!