Ter HIV não significa ter AIDS. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), ou seja, ocasionada pelos desdobramentos do contágio. Portanto, apesar de as siglas se referirem a um mal em comum, não significam a mesma coisa no corpo do ser humano.
A AIDS não é causada de forma espontânea, mas pelo fator externo: a infecção pelo HIV. Mas o vírus tem um período longo de incubação antes do aparecimento dos sintomas da doença, infecção das células e do sistema nervoso. Então uma pessoa pode ser portadora do vírus sem necessariamente estar com AIDS.
O que é HIV?
É o vírus causador da AIDS. Ao entrar no organismo, ele se instala nas células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do corpo. Instalado nas células, o vírus consegue se multiplicar e, consequentemente, se espalhar pela corrente sanguínea, contaminando as outras células.
Previna-se
O vírus pode ser transmitido por meio de relações sexuais (homo ou heterossexual) desprotegidas, seringas e agulhas contaminadas; de mãe para filho, na gravidez ou amamentação; transfusão de sangue contaminado pelo HIV e através de reutilização de objetos cortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados pelo vírus.
A AIDS é uma doença com perfil crônico, não tem cura, mas tem tratamento. Uma pessoa com AIDS pode viver com o vírus HIV por um período, sem apresentar sintomas. Mas quanto mais cedo o vírus for detectado, mais eficiente poderá ser o tratamento. Portanto, é importante realizar exames preventivos. O Laboratório São José realiza este tipo de análise para detecção da doença. Saiba mais em labsaojose.com/exames