Os tipos de soro hospitalar cumprem diferentes funções dentro da soroimunologia. Apesar de suas especificidades, todos são utilizados, principalmente, para hidratar e repor substâncias do nosso organismo. Mesmo assim, as características de cada fórmula agem de uma maneira no corpo humano. Para conhecer melhor as principais estruturas, continue com a gente:
1. Soro fisiológico
O soro fisiológico é a solução hospitalar mais famosa. Também conhecido como cloreto de sódio a 0,9%, é muito usado para introduções na veia quando há diminuição de líquidos ou de sal no organismo. Além disso, pode ser utilizado para limpeza dos olhos e do nariz, em nebulizações e em feridas, como queimaduras.
O produto está disponível em farmácias convencionais. Em frascos de plástico, o soro pode ser adquirido sem apresentação de receita médica.
2. Ringer Lactato
A composição do Ringer Lactato é usada na reidratação e na reposição de sódio, potássio, cloreto e cálcio. O soro é usado, ainda, no tratamento de acidoses, principalmente as metabólicas, quando há acúmulo excessivo de ácido no corpo. O uso da solução precisa ser intravenoso e individualizado.
A aplicação do Ringer Lactato deve ser definida por um profissional. Com o objetivo de definir a dosagem, são levados em consideração fatores como idade, peso e condições clínicas.
3. Solução glicosada
A solução glicosada é responsável por repor e adequar os níveis de glicose no sangue. O soro é comumente aplicado em casos de comas alcoólicos ou de desnutrição excessiva. Nesses e em outros quadros, como grande parte dos medicamentos, só pode ser usado sob prescrição médica.
Conhecendo os tipos de soro hospitalar, você fica apto para entender os tratamentos em soroimunologia disponíveis. E, em busca de mais notícias, continue acompanhando o nosso blog!