A anemia ocorre quando, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conteúdo de hemoglobina presente no sangue está abaixo do ideal. Como consequência, há diminuição da capacidade de transporte de oxigênio no corpo. Nessa condição, começam a aparecer os sintomas de anemia. Mas, antes de citá-los, vamos explicar também o que causa o distúrbio. Confira:
As causas
A anemia é classificada em diversas categorias. A divisão pode ser realizada pelas suas causas, por sua gravidade ou pelas características das alterações que aparecem nas análises sanguíneas. Além disso, a anemia pode ser hereditária, quando já nasce no indivíduo, ou adquirida, efeito de algum ocorrido durante a vida da pessoa.
Nos casos de anemia adquirida, as causas podem ser muitas. A variação inclui costumes relativamente simples, como uma dieta desequilibrada e problemas sérios como o câncer. Um dos tipos mais comuns do distúrbio envolve a falta de ferro no organismo. A ausência pode ser decorrência de quadros de menstruação abundante, doença celíaca, gravidez ou simplesmente uma alimentação com quantidade insuficiente de ferro.
Ainda considerando a divisão em categorias, existem anemias causadas pelo fato de o corpo não produzir células sanguíneas vermelhas suficientes. Os glóbulos vermelhos podem ser perdidos, também, quando há sangramentos excessivos ou quando, por algum fator, são destruídos. Nesse último caso, as anemias são chamadas hemolíticas.
Os principais sintomas de anemia
Os sinais da anemia não são específicos, e o diagnóstico do distúrbio só pode ser feito a partir dos resultados de exames laboratoriais de sangue. Mesmo assim, existem sintomas que podem indicar e permitir o reconhecimento precoce do problema. São eles:
- Fadiga e esgotamento contínuo;
- Anorexia e/ou falta de apetite;
- Palidez de pele e mucosas; nas anemias hemolíticas, os olhos podem ficar amarelados;
- Dificuldade de aprendizagem nas crianças;
- Falta de ar e tonturas;
- Dor no peito e de cabeça;
- Formigamento nas mãos e nos pés.
Ao sentir algum dos sintomas citados de forma recorrente, é fundamental procurar auxílio médico. O profissional fará o pedido das análises de sangue necessárias para o diagnóstico e o tratamento. Depois, é só agendar o exame no Laboratório São José!