A hematologia é uma área que estuda, principalmente, as doenças do sangue. Sua especialidade é identificar doenças que acometem o sangue, através do estudo dos glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. A hematologia também estuda os órgãos onde esses elementos são produzidos, como a medula e o baço. Por isso, ao fazer um exame hematológico você estará assegurando a saúde dessas áreas.
O exame hematológico é feito através de um hemograma, que é um exame de sangue completo que avalia a saúde do corpo humano de maneira geral. Através do hemograma, é possível detectar a presença de desordens como anemia, infecções e leucemia.
O que é possível identificar através do exame hematológico?
- Níveis dos glóbulos vermelhos, células responsáveis por carregar o oxigênio.
- Níveis dos glóbulos brancos, células responsáveis por combater as infecções o corpo humano.
- Níveis da hemoglobina, proteína responsável por levar o oxigênio até os glóbulos vermelhos.
- Hematócritos, responsáveis por identificar a porcentagem de volume que os glóbulos vermelhos ocupam no sangue.
- Níveis das plaquetas, que ajudam na coagulação do sangue.
- Contagem diferencial dos glóbulos brancos.
- Volume corpuscular médio, resultado da média dos volumes das células hematológicas.
- Concentração de hemoglobina corpuscular média (quantidade de hemoglobina presente nas hemácias).
Quando fazer um exame hematológico?
O exame pode ser feito, quando solicitado por um médico, para diagnosticar doenças como:
- Anemia;
- Causas de sintomas como fadiga, fraqueza, febre ou perda de peso não intencional;
- Infecções;
- Doenças no sangue, como a leucemia;
- Policitemia.
Ele também pode ser feito para ver se o corpo humano está reagindo bem a um tratamento ou medicação, como a radioterapia. Além disso, o exame hematológico também serve para verificar se está tudo bem antes de uma cirurgia ou um procedimento, bem como a quantidade de sangue perdida em uma hemorragia.
O exame é responsável por avaliar as características de diversas células sanguíneas e, por isso, o hemograma também pode ser eficaz no diagnóstico de outras condições, como asma ou alergias. Entretanto, o exame também pode ser utilizado apenas como parte de procedimentos de rotina para garantir a saúde do paciente.
Existe alguma contraindicação?
Qualquer um pode fazer um exame hematológico. Até mesmo mulheres grávidas podem fazer o exame, que não afeta o bebê ou a mãe. No entanto, ele só deve ser feito quando solicitado por seu médico.
Apesar de conseguir diagnosticar diversas doenças, o exame hematológico não deve ser feito sem recomendação médica. Se você ainda está na dúvida sobre a eficácia desse exame, clique aqui e descubra porque ele deve ser feito.