Se você sofre ou conhece alguém que sofre de cólicas severas e outros sintomas durante a menstruação, já ouviu falar em endometriose. Essa condição acomete mais de 170 milhões de mulheres ao redor do mundo, sendo sete milhões no Brasil.
Apesar de não haver cura, existe um tratamento para a doença. Isso é crucial para o bem-estar e a qualidade de vida das pacientes.
No artigo abaixo, explicamos melhor sobre a endometriose, seus sintomas e seus tratamentos. Continue lendo para descobrir!
O que é a endometriose?
A endometriose é uma condição na qual o tecido semelhante ao revestimento do útero (o endométrio) cresce fora do útero.
Normalmente, o endométrio é o tecido que reveste o interior do útero e é eliminado durante o ciclo menstrual, caso não haja fecundação. No entanto, em casos de endometriose, esse tecido cresce em outros lugares, como ovários, trompas de Falópio, intestinos ou outros órgãos pélvicos.
Quais são os sintomas da endometriose?
Os sintomas da endometriose podem variar de leves a graves. Os sinais mais comuns incluem:
- Dor pélvica crônica;
- Cólicas menstruais intensas, que podem incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;
- Dor durante ou após as relações sexuais;
- Sangramento menstrual excessivo;
- Dor ao urinar ou defecar;
- Fadiga;
- Diarreia;
- Infertilidade.
Como a endometriose é diagnosticada?
O diagnóstico geralmente envolve uma combinação de histórico médico, exame ginecológico clínico e procedimentos laboratoriais de imagem. Em alguns casos, é necessário realizar a biópsia.
Há tratamento para a endometriose?
Como mencionado, a endometriose é uma doença crônica, sem cura. No entanto, ela regride espontaneamente com a menopausa. Isso porque, nessa época, há queda na produção de hormônios.
As mulheres mais jovens diagnosticadas com a condição precisam de cuidados contínuos ao longo da vida. Isso inclui a utilização de medicamentos para suspender a menstruação, além de remédios que reduzem as dores e inflamações.
Em alguns casos, pode haver necessidade de cirurgia para remover áreas afetadas de tecido endometrial. Com o tratamento adequado, é possível engravidar mesmo com a doença!
Lembre-se de que é possível viver confortavelmente com endometriose! Por isso, se você se identifica com os sintomas citados acima, busque ajuda médica e realize os exames necessários. Continue acompanhando o blog do Laboratório São José e fique por dentro de tudo sobre a sua saúde.