Dia Mundial do Câncer é uma data escolhida para estimular o diálogo sobre a prevenção das mais de 100 doenças associadas ao nome. De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 7,6 milhões de pessoas morrem em decorrência do câncer a cada ano.
A campanha busca fazer a diferença nesse cenário, espalhando informações sobre o câncer, suas causas e seu controle.
Confira o artigo que preparamos sobre o assunto:
Entendendo o câncer
Chamamos de “câncer” qualquer doença caracterizada pela aparição de tumores, causados pelo aumento desordenado de células. Isso acontece porque, com essa divisão, as células se tornam agressivas e invadem órgãos e tecidos do corpo.
Os tipos de células, a velocidade de multiplicação e a capacidade de invadir órgãos vizinhos são o que determinam os diferentes tipos de câncer.
No Brasil, as variações mais comuns da doença são câncer próstata, de mama, de cólon e reto, de estômago e na cavidade oral.
Hábitos de prevenção ao câncer
Das 7,6 milhões de pessoas que morrem por conta do câncer anualmente, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. Além disso, uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontou que a doença está entre as primeiras quatro causas de morte em pessoas com idade inferior aos 70 anos.
Estes dados provam a urgência do controle do câncer para a diminuição das taxas de mortes prematuras. Ainda segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,5 milhões de mortes anuais podem ser evitadas, se as medidas certas forem tomadas.
Confira alguns hábitos que influenciam na prevenção da doença:
Mantenha as consultas em dia
O câncer é hereditário, ou seja, pessoas com casos na família têm mais chances de desenvolver a doença. Nesses casos, estar atento aos sinais e manter as consultas médicas em dia são hábitos importantes! A prevenção ou o tratamento precoce podem te salvar.
Cuide do seu corpo
Não fumar, praticar atividades físicas e manter uma alimentação balanceada são as grandes chaves para um corpo saudável. Assim, você diminui as chances do desenvolvimento de diversos tipos de câncer.
Exames preventivos e vacinas
O exame preventivo de câncer de colo do útero deve ser feito uma vez a cada três anos em mulheres com idade entre35 e 64 anos. Além disso, meninas de 9 aos 14 e meninos de 11 aos 14 anos devem tomar a vacina contra o HPV.
Atenção aos fatores ambientais
Fatores como exposição ao sol, consumo de água contaminada e exposição a agentes cancerígenos podem contribuir para o aparecimento de tumores no corpo. É importante estar atento e manter os exames em dia!
O Laboratório São José apoia a luta pelo controle do câncer. Fale conosco para agendar o seu exame.