No Dia da Vacina BCG, veja os sintomas da tuberculose e entenda a importância da imunização para sua prevenção e controle.
No dia 1º de julho é celebrado o Dia da Vacina BCG. A data busca conscientizar a população sobre a importância da imunização contra todas as formas de tuberculose.
A vacina ainda é a principal forma de prevenção dessa e de muitas outras doenças! Por isso, o Laboratório São José preparou um artigo sobre a tuberculose e sobre a importância da vacina BCG na proteção de toda a população.
Continue lendo para descobrir mais sobre o assunto.
Tuberculose
A tuberculose é provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e afeta, principalmente, os pulmões. A doença também pode prejudicar os ossos, os rins e as meninges (membranas que envolvem o cérebro).
A condição acomete cerca de dez milhões de pessoas por ano e é responsável por mais de um milhão de óbitos em todo o mundo. No Brasil, anualmente, são notificados cerca de 70 mil casos e ocorrem, aproximadamente, 4,5 mil mortes.
Sintomas
Os sintomas da tuberculose ativa incluem:
- Tosse, podendo ter expectoração e sangue, por três semanas ou mais;
- Falta de ar;
- Dores no peito;
- Fraqueza;
- Perda de peso;
- Febre;
Apresentados os sintomas, a orientação é que o paciente busque ajuda médica imediatamente. Caso a doença seja confirmada, um tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.
Transmissão
A tuberculose é uma doença transmissível de pessoa a pessoa, através de gotículas de saliva da garganta.
Vale ressaltar que pessoas infectadas podem transmitir a bactéria, mesmo que não apresentem sintomas. Além disso, aqueles com sistema imunológico comprometido têm mais chances de desenvolver a doença.
Prevenção
A principal forma de prevenção da tuberculose é a vacinação, a partir do nascimento e até os quatro anos de idade. Confira mais informações sobre a vacina BCG abaixo.
A vacina BCG
A vacina BCG foi desenvolvida em 1921, por Léon Calmette e Alphonse Guérin cujos sobrenomes deram origem a sigla.
Ela protege contra todas as formas graves da tuberculose e seu esquema de vacinação é de dose única. Geralmente, as crianças a recebem ainda na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida. No entanto, ainda é possível receber a dose até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.
Além disso, a imunização também é indicada para pessoas de qualquer idade que convivam com portadores de hanseníase e estrangeiros que estejam se mudando para o Brasil.
Ainda que a vacina não ofereça 100% de eficácia, ainda é a maior forma de prevenção graças à imunização em massa. É ela que impede a disseminação das formas mais graves da doença, a meningite tuberculosa e a meningite miliar.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), países que incluem a BCG no programa de vacinação infantil previnem mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa.
Prova dessa eficácia é a incidência das formas mais graves da tuberculose no Brasil, que quase não são mais registradas.
O Laboratório São José ressalta a importância da vacina BCG para a prevenção da tuberculose. Caso apresente sintomas da doença, conte conosco para a realização dos exames necessários para a identificação da bactéria. Clique aqui e conheça os nossos serviços.