O fígado é um dos órgãos, também considerado uma glândula, mais importantes do sistema digestório. Com a função de armazenar e metabolizar nutrientes, ele também é responsável por filtrar o sangue. Essas e as demais atividades exercidas pelo órgão fazem com que os cuidados com o fígado sejam fundamentais. Quando há alguma disfunção, a pessoa pode ter dificuldade em ingerir gorduras e desenvolve necessidade de uma dieta especial.
Entre as doenças mais comuns que afetam a glândula, estão a hepatite e a cirrose, além do acúmulo de gordura. Por isso, existem exames que costumam ser solicitados pelos médicos para avaliar o funcionamento do fígado. Neste texto, você conhece os três testes mais comuns e quando são solicitados. Confira:
1. Exames de sangue
O exame de sangue chamado hepatograma é a primeira solicitação do médico quando é preciso avaliar a saúde do fígado. O teste checa diversas funcionalidades do órgão em uma só amostra sanguínea e fornece informações importantes sobre sua condição. Na maioria dos casos, esses exames são pedidos quando o paciente apresenta sintomas como urina escura, dor abdominal, inchaço e pele amarelada.
Em quadros de consumo diário de remédios, consumo exagerado de bebida alcoólica ou alguma doença que afete o fígado, o hepatograma também é solicitado.
2. Análises por imagem
Alguns exames conseguem evidenciar por imagens como está a estrutura do fígado, tornando a identificação de cistos ou tumores mais simples. Bons exemplos são a ultrassonografia, a elastografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Essas análises permitem, ainda, avaliar a passagem de sangue através do órgão.
A solicitação deste tipo de exame é feita, normalmente, quando há alterações nos testes de sangue. Além disso, é indicado depois de acidentes em que exista suspeita de lesão ou quando a glândula encontra-se inchada.
3. Biópsia para cuidados com o fígado
A biópsia do fígado é um exame em que se retira um pequeno pedaço do órgão para que seja analisado. O médico patologista observa o material no microscópio para diagnosticar ou avaliar doenças que estejam prejudicando a glândula. O procedimento também é chamado de biópsia hepática e, geralmente, só é realizado quando os demais testes não conseguiram fornecer as informações necessárias.
Agora, sabendo sobre os cuidados com fígado e sua importância, não deixe sua saúde de lado. Realize os exames necessários e continue acompanhando as notícias dessa área!