Notícias

Conheça os principais exames de rotina para idoso

Ser idoso, há algum tempo, não significa mais o fim de uma vida profissional e repleta de atividades diárias. Com os avanços na medicina, a melhor idade fica, de fato, cada vez melhor e mais ativa. Mesmo assim, como em toda idade, é preciso estar de olho na saúde. No caso de pessoas de mais idade, existem exames fundamentais para a checagem de rotina. Vamos conhecê-los?

1.     Hemograma completo

O hemograma completo, popularmente conhecido como o exame de sangue, identifica diversas alterações no corpo. Com ele, é possível diagnosticar anemias, doenças autoimunes, infecções e alguns tipos de câncer, como a leucemia. O exame possibilita, ainda, o acompanhamento da evolução de algum tratamento que o idoso possa estar fazendo. Além disso, o hemograma verifica a quantidade e a funcionalidade das células que compõem o sangue.

2.     Exames de glicemia

Os testes de glicemia também são um tipo de exame de sangue. Nesse caso, o objetivo é medir a taxa de glicose no sangue. A coleta deve ser feita com o paciente em jejum absoluto por um período de oito a 12 horas. A importância desse teste para idosos leva em consideração o aumento do risco de diabetes tipo 2 depois dos 45 anos. Para aqueles com histórico familiar da doença ou outros fatores de risco, o exame precisa ser realizado com maior frequência.

3.     Perfil lipídico

O exame de perfil lipídico, chamado também de lipidograma, fornece ao médico informações como os níveis de colesterol. O resultado inclui as taxas de LDL, o colesterol ruim, e de HDL, o considerado bom. Além delas, apresenta o nível de triglicerídeos e de colesterol total do paciente. Assim, é possível conhecer os riscos de problemas cardiovasculares, comuns na redução da qualidade de vida dos idosos.

4.     PSA

Recomendado para os homens a partir dos 50 anos, o PSA é um exame que faz parte dos procedimentos para a identificação e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Nessa idade, a consulta com um urologista precisa ser feita pelo menos uma vez por ano. Assim, além de ultrassonografia e exames de toque, é importante avaliar o nível de PSA, proteína produzida pela próstata.

5.     T4 Livre e TSH

No caso das mulheres, é importante estar atento às alterações na tireoide e no seu funcionamento. Depois dos 45 anos, o índice de hipotireoidismo aumenta constantemente. A mudança acontece devido à menopausa, período em que a mulher passa por grandes mudanças hormonais. Para esse controle, são indicados os exames de TSH e T4 Livre.

Conheça outros exames no Laboratório São José. Você também pode conferir as orientações para cada um deles!