Notícias

Doenças de inverno

A queda da temperatura e a baixa umidade do ar formam um cenário propício ao desencadeamento de doenças típicas dessa época do ano, como gripes e resfriados. Mas alguns cuidados simples, como a ingestão de alimentos antioxidantes e lavar as mãos, podem evitar que você fique doente.

Crianças e idosos geralmente são os mais afetados por essas doenças, que podem ser facilmente confundidas por apresentarem sintomas parecidos. Veja algumas dicas que o Laboratório São José separou para você se prevenir de doenças típicas do inverno.

Gripes e resfriados:

Você sabia que estar gripado é diferente de estar resfriado? Os sintomas parecidos acabam nos confundindo às vezes, mas são doenças diferentes, que exigem tratamentos específicos.

O resfriado dura em média cinco dias. Contudo, pode se estender até duas semanas. Ele provoca coriza, obstrução nasal, tosse, dores de garganta e cabeça, espirros e febre baixa. Ele pode ser transmitido por contato direto, e a utilização de antitérmicos e analgésicos ajudam a aliviar os sintomas.

Já a gripe é mais grave. Causada pelo vírus Influenza, ela possui uma duração mais longa. Além de a pessoa gripada apresentar os mesmos sintomas do resfriado, a gripe também provoca febre alta, dores pelo corpo e fadiga. Caso não seja diagnosticada e tratada rapidamente, ela pode evoluir para uma pneumonia e causar o comprometimento dos brônquios.

Como prevenir:
– Lave bem as mãos, com água e sabão, principalmente depois de estar em espaços públicos. Essa ação reduz a proliferação e a contaminação por vírus e bactérias;
– Ingira alimentos antioxidantes. Eles são a chave para manter seu sistema imunológico intacto. Opte por frutas e vegetais, tais como romã, açaí, amoras, couve, cenoura e brócolis, uma vez que ajudam a combater os radicais livres, que são tóxicos para o corpo humano;
– Restaure seus níveis de vitamina D. Ela também é importante para manter um sistema imunológico saudável. A melhor forma de obter essa vitamina é através da exposição ao sol.

Bronquite:
Caracteriza-se pela inflamação dos brônquios, que impedem a chegada do ar aos pulmões. Tosse seca com chiado, seguida de tosse com catarro, são os principais sintomas da bronquite.

Como prevenir:
– Evite o uso do cigarro;
– Vacine-se contra a gripe;
– Evite ambientes sobrecarregados de poluição, além de agentes químicos que possam causar irritação nos pulmões;
– Lave as mãos com água e sabão frequentemente.

Pneumonia:
Normalmente a pneumonia surge após uma gripe mal curada ou bronquites severas, quando o sistema imunológico está debilitado. Ela é caracterizada por uma infecção aguda dos pulmões, causada por vírus, fungos ou bactérias.

– Como prevenir:
– Além de utilizar todos os métodos de prevenção das gripes e dos resfriados, além da bronquite, a pneumonia pode ser prevenida com os seguintes cuidados:
– Evite lugares fechados e com grande aglomeração;
– Em dias mais frios, utilize roupas adequadas. Mudanças bruscas na temperatura enfraquecem o sistema imunológico, favorecendo o surgimento de doenças respiratórias;
– A ingestão de água ajuda a retirar o catarro e evita o crescimento de vírus e bactérias no pulmão;
– Escove os dentes ao menos duas vezes por dia. Essa prática ajuda a destruir as bactérias da boca, impedindo-as de chegar ao pulmão e causar a pneumonia.

Rinite:

Causada pela inflamação ou pela irritação da mucosa do nariz, é uma das doenças alérgicas mais comuns nessa época do ano. Seus principais sintomas são: coriza, espirros, coceira e congestão nasal.

Como prevenir:
– Evite o excesso de objetos que possam acumular poeira;
– Retire do quarto carpetes, tapetes e cortinas grossas. São ótimos locais para o alojamento de ácaros.

Sinusite:

Inflamação das cavidades do crânio em torno do nariz, a sinusite é causada por alergias ou infecções virais e bacterianas, como uma rinite mal curada. Os principais sintomas são: dores de cabeça, inchaço nas pálpebras, secreção nasal e dor nos olhos. Ela pode ser aguda, com curta duração, ou crônica, quando se estende por mais de 12 semanas.

– Como prevenir:
– Mantenha a mucosa nasal sempre hidratada;
– Evite ambientes carregados de poluição ou com fumaça de cigarro, pois irritam as vias aéreas;
– Não coloque dedos no nariz. As mãos podem conter microrganismos que causam infecção.

Posso ajudar?