Notícias

Setembro Amarelo: mês de valorização da vida

Chegamos ao mês dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da vida. Conhecida como Setembro Amarelo, a campanha tem como objetivo conscientizar e alertar as pessoas sobre os sinais do suicídio e as formas corretas de agir.

Vamos falar mais sobre o assunto? Confira o texto que preparamos.

Como surgiu a campanha Setembro Amarelo?

O movimento de prevenção ao suicídio surgiu nos Estados Unidos, após um jovem de 17 anos, chamado Mike Emme, cometer suicídio em 1994. No dia do velório, fazendo uma alusão ao carro de Mike, um Mustang 68 de cor amarela, seus pais e amigos distribuíram cartões, amarrados com fitas amarelas, com mensagens de apoio a pessoas que enfrentam problemas emocionais. Até hoje o símbolo da campanha é a fita amarela.

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), inspirados pelo movimento do caso de Mike Emme, adotaram a campanha Setembro Amarelo, desde 2015.

Importância do movimento de valorização da vida

Em todo o mundo, são registrados mais de 700 mil suicídios. Se contarmos com os episódios subnotificados, estima-se que esse número suba para um milhão de casos. No Brasil, são aproximadamente 14 mil casos por ano, uma média de 38 pessoas cometendo suicídio por dia.

Esses dados são de uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019 e revelam um problema de saúde pública complexo, com sérias consequências emocionais, sociais e econômicas.

Por isso a campanha Setembro Amarelo é tão importante. Durante todo o mês, órgãos públicos e privados e instituições compartilham informação com o intuito de conscientizar a população sobre suicídio, um assunto que ainda é visto como tabu.

Falar sobre esse tema é fundamental para que todas as pessoas que estejam passando por problemas emocionais busquem ajuda e para que a comunidade saiba apoiar e orientar, mantendo uma escuta ativa, empática e sem julgamentos.

Para saber mais, o site da campanha Setembro Amarelo disponibiliza diversos materiais com informações sobre sinais e formas de agir.

Está passando por um momento difícil e de crise ou conhece alguém que precise de ajuda?

Procure profissionais especializados, como psiquiatras e psicólogos, que ajudarão a enfrentar esses desafios da melhor forma.

Conheça também o CVV – Centro de Valorização da Vida. Uma plataforma que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas, todos os dias.

O Laboratório São José apoia o Setembro Amarelo e está junto de toda a população lutando pela valorização da vida, uma causa que merece atenção!