Notícias

Vitamina D: conheça sua função e suas principais fontes

Com certeza você já ouviu falar na vitamina D. Esse nutriente tem sido muito falado, principalmente com a pandemia do novo coronavírus, pois ele tem um papel essencial na imunidade. Mas cientistas e médicos de todo o mundo se dedicam há anos na busca pelo entendimento e pelo conhecimento da vitamina D no combate a infecções.

Vamos conversar mais sobre a vitamina D? Continue com a gente neste texto e saiba o que é, sua função e suas principais fontes.

O que é a vitamina D?

Hoje, a vitamina D, como é conhecida, não é considerada uma vitamina e sim um hormônio, e seus precursores são produzidos em nosso organismo. Existem dois tipos: a vitamina D2, fornecida pelas plantas expostas ao sol, e a vitamina D3, que é a forma mais comum, produzida pelo nosso organismo na etapa do fígado e que também pode ser obtida na alimentação, por meio de alguns alimentos.

Qual é a principal função desse nutriente?

A vitamina D trabalha no sistema osteomuscular, pois atua diretamente nas concentrações de cálcio e fósforo no nosso corpo. Além disso, ela é alvo de muitas pesquisas científicas por estar envolvida em outros processos do organismo, por exemplo, no metabolismo do colágeno, na regulação do magnésio, na liberação de insulina pelo pâncreas e da prolactina pela hipófise, associação com doenças autoimunes, com alguns tumores e também com hipertensão arterial sistêmica e obesidade.

Quais são as fontes de vitamina D?

Apesar de o nosso corpo produzir os precursores de vitamina D, necessitamos de exposição solar para transformá-la em vitamina D ativa. Além do sol, conseguimos obter vitamina D em uma dieta rica em peixes oleosos, gema de ovo e cogumelos.

Por que ela é tão necessária?

Por atuar em diversos processos, a vitamina D é essencial para a nossa vida. E, quando há deficiência dela no organismo, apresentamos sintomas como: baixa imunidade, fadiga constante, dores musculares, nos ossos e nas costas, depressão, lenta recuperação da cicatrização após cirurgias ou lesões e queda de cabelo.

Mas o excesso de vitamina D também pode ser perigoso, pois apresenta risco de toxicidade e hipercalcemia. Isso pode ocorrer quando uma pessoa faz uso de dosagens muito altas de suplementação, que geralmente é prescrita pelos médicos quando estamos com deficiência desse hormônio.

Os níveis de vitamina D são medidos em amostras de sangue, em exames solicitados por médicos em consultas de check-up. E, claro, o Laboratório São José realiza essa medição tão importante e garante a confiabilidade nos resultados. Agende já sua coleta conosco pelo WhatsApp (32) 98814-6685. Acompanhe também as notícias em nosso blog e fique por dentro dos assuntos de saúde e bem-estar.