Notícias

Prevenção do câncer de mama: o Outubro Rosa continua

O mês de combate ao câncer de mama segue movimentando pessoas e instituições na busca por conscientização. Por aqui, já conhecemos um pouco sobre a história do Outubro Rosa e falamos, também, o que é esse tumor maligno que atinge cerca de 60 mil mulheres por ano no Brasil. Agora, direcionamos nosso olhar a uma pauta igualmente fundamental: a prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Você sabe quais são as principais maneiras de evitar o desenvolvimento ou o avanço do câncer de mama? Confira:

1.      Redução de riscos

Em primeiro lugar, no combate à doença, aparecem os hábitos saudáveis. Entre eles, ganham destaque a atividade física e uma dieta equilibrada, livre de produtos industrializados em excesso. Além disso, aparecem na lista de prevenção: evitar bebidas alcoólicas e cigarros e manter o peso corporal ideal. E a maternidade é mais uma redutora de riscos em grande potencial. Amamentar é uma das formas de prevenir o desenvolvimento do câncer de mama.

2.      Autocuidado

O autocuidado contempla uma série de práticas que podem ser adotadas na rotina, assim como os hábitos saudáveis acima. A diferença é que ele diz muito sobre a relação da mulher com o seu próprio corpo, como o vê e o sente. Isso porque, aqui, incluímos o autoexame de toque. Nele, é essencial se conhecer para, assim, perceber com facilidade alterações suspeitas na mama que possam ser avaliadas por um médico.

Os principais sinais que devem ser imediatamente comunicados ao profissional são: aparecimento de nódulos no seio ou na axila, dor ou inversão do mamilo, secreção, inchaço irregular, irritação na pele e descamação.

3.      Exame periódico

A mamografia, exame tradicional quando o assunto é o diagnóstico precoce do câncer de mama, deve ser realizada periodicamente por mulheres a partir dos 40 anos. Com ela, é possível detectar nódulos bem pequenos e ainda não perceptíveis ao toque. Mas, se você possui histórico de câncer na família, o ideal é começar a realizar o teste antes. Para definir o momento certo, conte com o suporte médico. O profissional pode solicitar outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética.

Dica extra: no Outubro Rosa e nos demais meses, procure sempre acompanhar referências seguras sobre saúde. A informação é nossa principal aliada no combate a diversas doenças. Para ficar por dentro dos principais assuntos do Laboratório São José, acompanhe nossas redes sociais!