Em todo o mundo, aproximadamente 38 milhões de pessoas vivem com o HIV. O vírus é causador da Aids, uma doença que atinge o sistema imunológico humano. Com o objetivo de chamar a atenção para medidas de prevenção, foi criado o Dezembro Vermelho, um mês dedicado à conscientização sobre essa e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Desde 1987, o dia 1º de dezembro é definido, com apoio da Organização das Nações Unidas, como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A ideia, até os dias atuais, como no começo da campanha, é garantir apoio às pessoas que vivem com o HIV. Além disso, propagar dados sobre o assunto é fundamental para dar fim ao medo de falar sobre o assunto e, assim, evitar novos casos.
Pensando nesse cenário, ao longo do texto, separamos as principais informações sobre a Aids, importantes para o Dezembro Vermelho e para toda a vida. Você pode conferir, ainda, como é a transmissão do vírus e como se prevenir.
O que é e como ocorre a transmissão da Aids?
A Aids é uma doença infecciosa transmitida pelo HIV, sigla em inglês que representa o vírus da imunodeficiência humana. Esse agente infeccioso é capaz de alterar o DNA dos linfócitos, as células de defesa do corpo. Ao fazer isso, o vírus se multiplica e as rompe, a fim de dar continuidade à infecção. Na ausência de tratamento adequado, ele destrói o sistema de proteção do nosso organismo.
O HIV está presente no sangue, no sêmen, na secreção vaginal e também no leite materno. Consequentemente, pode ser transmitido pelo sexo sem camisinha, pelo compartilhamento de agulhas ou seringas contaminadas, pela transfusão de sangue com a presença do agente e por instrumentos cortantes não esterilizados. Mães portadoras do vírus podem passá-lo para o bebê durante a gestação, no parto e na amamentação.
Como posso me prevenir?
Para estar prevenido, é essencial usar corretamente o preservativo em todas as relações sexuais e apenas agulhas e seringas descartáveis. As gestantes, no início do pré-natal, precisam fazer o teste para verificar se há presença do HIV em seu organismo. Caso o resultado seja positivo, um tratamento é iniciado para impedir que o vírus seja transmitido ao neném.
O exame está disponível para todas as pessoas e é recomendado depois de situações de risco, como o sexo desprotegido. O diagnóstico precoce faz a diferença no tratamento, sendo significativo para o acompanhamento das ações do vírus. Converse com um profissional da saúde, compartilhe ideias e previna-se. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! Você também pode fazer parte da luta contra a Aids!