Notícias

Exame hematológico pode identificar anemia

 A hematologia é a área da ciência que estuda as doenças do sangue, que podem ser identificadas por meio do exame hematológico, ou seja, um tipo de exame de sangue. Ele analisa uma mostra da substância e realiza um diagnóstico. A partir disso, são estudados os elementos figurados, como glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas.

 

Além de monitorar a saúde, o exame hematológico pode identificar a anemia. Ela ocorre quando o sangue está com os glóbulos vermelhos baixos, deixando-o mais diluído, ou quando não possui hemoglobina suficiente. Isso acontece devido à falta de nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência.

 

Essas carências podem ser de nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Se a carência for de ferro, a anemia recebe o nome de anemia ferropriva, que é muito mais comum do que as outras. O ferro é um nutriente indispensável ao corpo humano, pois atua na fabricação das células vermelhas do sangue e, também, no transporte do oxigênio a todas as células.

 

Causas e sintomas da anemia

 

A anemia geralmente é decorrente do baixo consumo de alimentos que são fontes de ferro ou da baixa biodisponibilidade. Isso pode acontecer quando o corpo não produz células sanguíneas vermelhas suficientes; quando algum sangramento agiliza a perda de glóbulos vermelhos mais rapidamente do que eles podem ser substituídos e quando o próprio corpo destrói os glóbulos vermelhos.

 

Os principais sintomas da anemia são fraqueza, fadiga, tontura, dor de cabeça, mãos e pés frios, falta de ar, palidez de pele e mucosas, apatia e dor no peito. No início, a anemia pode passar despercebida.

Como tratar e prevenir a anemia?

 

As anemias geralmente têm cura. O essencial é se cuidar para evitar complicações futuras. O médico, seja ele clínico geral, hematologista ou endocrinologista, indicará a melhor e ideal medicação para cada caso, além de uma dieta rica em ferro e vitaminas. Reduzir o estresse e o consumo de alimentos processados é dica importante para se prevenir.

 

Além da anemia, o que mais o exame hematológico identifica?

 

O exame hematológico pode identificar a anemia através da analise dos glóbulos vermelhos. Pode também detectar alterações nos glóbulos brancos e nas plaquetas. No caso de alteração de glóbulos brancos, pode significar patologias, como a leucemia. Já no caso das plaquetas, pode representar risco de sangramentos espontâneos ou hemorragias.

 

Por isso, é essencial manter o exame hematológico atualizado. Assim, a anemia e outras doenças podem ser identificadas e tratadas o mais rápido possível. O laboratório São José realiza esse exame e vários outros. Acesse labsaojose.com/exames e conheça as opções. Mantenha a sua saúde em dia.