Já imaginou realizar um exame que mostra os seus traços genéticos e revela quais são as suas tendências, ou seja, quais doenças você tem mais chances de desenvolver? Pode parecer algo bem distante, mas não é. Reunimos algumas informações principais sobre o assunto. Vamos lá?
O que é nutrigenética?
A medicina genômica já é uma realidade. Em resposta a alguns exames genéticos, os especialistas conseguem reunir uma série de soluções, como prevenção e tratamento de algumas doenças.
A nutrigenética, por exemplo, une a genética e a nutrição para avaliar, de forma personalizada, o seu perfil genético, identificando predisposição a diabetes, obesidade, intolerâncias e questões relacionadas ao metabolismo. Com isso, é possível que os nutricionistas desenvolvam uma dieta individual, customizada e que leva em conta todo o perfil genético indicado no exame.
Como é feito o exame para avaliação do perfil nutrigenético?
O exame pode ser realizado a partir da coleta de amostra de saliva ou sangue. A partir desse material, o laboratório faz um mapeamento de diversas variações no DNA do paciente, que apresentará as características do seu perfil nutrigenético.
São analisados:
- Doenças celíacas;
- Intolerâncias alimentares;
- Riscos de diabetes;
- Hipertensão arterial sistêmica;
- Genes relacionados à obesidade;
- Ajustamento do metabolismo lipídico;
- Metabolismo de vitaminas;
- Respostas inflamatórias.
Ficou interessado? Agende já o seu exame pelo nosso WhatsApp: (32) 98814-6685.
Continue acompanhando o Laboratório São José no Instagram e fique por dentro do nosso conteúdo.