Notícias

Você sabe quais são os cuidados essenciais no combate à Covid-19?

Você sabe quais são os cuidados essenciais no combate à Covid-19?

O novo coronavírus é transmitido facilmente de pessoa para pessoa. Por isso, uma das principais medidas de prevenção é o isolamento social. Para aqueles que podem, o pedido é único: fique em casa e contribua para a contenção dos casos de Covid-19, nome dado à infecção respiratória causada pelo vírus. Aos trabalhadores essenciais, algumas recomendações para a volta para casa são importantes e valem também para idas a mercado, farmácias e compras de forma geral.

Na rua ou no ambiente de trabalho, esteja sempre a uma distância segura de outras pessoas. O ideal é manter-se a, pelo menos, 1,5m dos demais. Além disso, higienize as mãos com frequência utilizando álcool gel 70% e evite o uso de bijuterias como anéis, colares, brincos e relógios. Quando estiver fora, procure não tocar o rosto, principalmente nas áreas do nariz, dos olhos e da boca.

Os cuidados ao retornar para a casa

Depois de um dia de trabalho ou após ter realizado tarefas externas, é fundamental:

  • Tirar os sapatos antes de entrar em casa, mantendo-os, de preferência, do lado de fora;
  • Lavar as mãos com água e sabão antes de tocar em qualquer objeto e higienizar as maçanetas;
  • Tomar banho e trocar de roupa antes de cumprimentar outros membros da família diretamente;
  • Armazenar as roupas usadas na rua em um cesto fechado ou colocá-las diretamente na máquina para serem lavadas;
  • Desinfetar o celular e as chaves utilizando álcool 70%;
  • Limpar, com uma solução de água e detergente, a bolsa pessoal e não a colocar em mesas, sofás ou camas – opte por uma caixa ou um cabide na entrada da residência.
  • Lavar embalagens e alimentos antes de armazená-los.

Por fim, hospitais e clínicas de saúde devem ser evitados no momento. Os locais possuem maior probabilidade de contágio. Procure essas unidades apenas em casos urgentes e ao apresentar sintomas como falta de ar e febre alta. Uma alternativa para realizar exames laboratoriais é a coleta domiciliar. A opção existe há algum tempo e garante segurança no conforto da sua casa. O agendamento é pelo telefone (32) 98814-6685.