Notícias

Saiba como uma alimentação rica em vitaminas aumenta a sua imunidade na troca de estação

Saiba como uma alimentação rica em vitaminas aumenta a sua imunidade na troca de estação

Enquanto vivemos as últimas semanas do verão, o outono vem se preparando para chegar. E esse período de troca de estação pode resultar em gripes e resfriados para algumas pessoas. Por isso, é importante priorizar uma alimentação rica em vitaminas para deixar a imunidade pronta para qualquer clima.

Neste blog, o Laboratório São José lista algumas das principais vitaminas para aumentar a imunidade. Continue lendo para descobrir:

Quais são os sintomas da imunidade baixa no período de troca de estação?

A imunidade baixa pode se manifestar de várias maneiras durante a troca de estação, quando as condições ambientais e as ameaças virais tendem a mudar.

Se você está propenso a pegar resfriados, gripes ou outras infecções com mais frequência do que o habitual durante essa transição, pode ser um sinal de imunidade baixa. Além disso, sentir-se constantemente cansado ou sem energia também pode indicar uma resposta imunológica enfraquecida.

As febres recorrentes também são um sinal de alerta, já que representam a luta do corpo contra uma infecção.

Há ainda os alertas sazonais, cujos sintomas pioram durante a mudança de estações, o que pode indicar um sistema imunológico hiperativo ou desequilibrado.

Vitaminas que aumentam a imunidade

Hábitos como prática de exercícios físicos, bom sono e cuidados com a saúde mental podem influenciar no aumento da imunidade. No entanto, a alimentação é a principal chave para um cuidado pleno com a saúde. Isso porque é por ela que ingerimos a maior parte das vitaminas.

Abaixo, confira algumas vitaminas que aumentam a imunidade e saiba como tê-las na dieta:

Vitamina C

É conhecida por sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, aumentando a produção de células brancas do sangue. Ela é encontrada em frutas cítricas, como laranjas, limões e tangerinas, bem como em kiwis, morangos, pimentão vermelho, brócolis e couve.

Vitamina D

Essencial para a função imunológica saudável, a vitamina D pode ser obtida a partir da exposição à luz solar e também está presente em alimentos como peixes gordurosos (salmão, sardinha e atum), gema de ovo, cogumelos e alimentos fortificados, como leite e suco de laranja.

Vitamina E

Possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo, fortalecendo assim o sistema imunológico. É encontrado em nozes, sementes (como amêndoas e sementes de girassol), abacate e óleos vegetais (como óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol e óleo de azeitona).

Vitamina A

Essencial para a saúde das membranas mucosas, que são uma importante barreira contra infecções, também desempenha um papel importante na função imunológica. Alimentos ricos em vitamina A incluem cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, couve e fígado.

Vitamina B6

Ajuda na produção de células brancas do sangue e também é importante para a produção de anticorpos. Fontes alimentares de vitamina B6 incluem frango, peixe, carne de porco, bananas, batatas, grãos integrais e nozes.

Vitamina B12

Importante para a produção de glóbulos vermelhos e para a função adequada do sistema imunológico. É encontrado principalmente em produtos de origem animal, como carne, peixe, aves, ovos e laticínios.

 

Em caso de dúvida ou deficiência específica de vitaminas, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde para uma orientação personalizada. E o Laboratório São José está sempre disponível para ampliar o seu conhecimento e cuidado com a saúde. Clique aqui e conheça todos os nossos serviços.