Notícias

Setembro Amarelo: mês de valorização da vida

Setembro Amarelo: mês de valorização da vida

O mês de setembro é marcado pelas campanhas de prevenção ao suicídio. Um assunto supernecessário e que deve ser sempre colocado em pauta. Por isso, preparamos um artigo com informações importantes. Continue com a gente e confira!

Sobre o Setembro Amarelo

No Brasil, o movimento nasceu em 2015 como uma iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida), do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

A cor amarela representa a iluminação e a vida, e ela foi associada ao mês de setembro pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que acontece em 10 de setembro.

Precisamos falar sobre suicídio

Você sabia que 17% da população brasileira, em algum momento, pensou em cometer suicídio e cerca de 4,8% dessas pessoas chegaram a elaborar um plano para isso? Esses são dados alarmantes revelados em um estudo da Unicamp.

Por isso, é necessário derrubar esse tabu e o medo de falar sobre o suicídio, afinal, esse é um fenômeno que pode afetar qualquer pessoa, independentemente de classe social, idade e orientação social. E a informação é a nossa principal aliada.

Quando nos conscientizamos sobre as causas e as formas de prevenção, conseguimos reduzir as taxas e salvar vidas!

Prevenção e sinais de alerta

Atualmente, em nosso país, 32 pessoas por dia tiram a própria vida. Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos podem ser prevenidos.

O primeiro passo é saber reconhecer os sinais de alerta em pessoas próximas e você mesmo.

  • Falar sobre a morte mais do que o comum, apresentar falta de esperança, falta de autoestima, sentir culpa e demonstrar visão negativa sobre a vida.
  • Expressam ideias ou intenções suicidas como: “Vou desaparecer”, “Vou deixar vocês em paz”, “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar”, “É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar”.
  • Isolam-se em casa, ficam fechadas em seus quartos, deixam de atender telefonemas, não interagem nas redes sociais e deixam de fazer atividades que antes eram consideradas favoritas.

Se você apresenta os sinais ou conhece alguém que esteja demonstrando tais pensamentos, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida – CVV pelo telefone 141 (ligação paga) ou acesse o site para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

Neste mês, o Laboratório São José continuará abordando o Setembro Amarelo aqui no blog. Fique atento e nos acompanhe!