Notícias

Outubro Rosa: um toque vale uma vida

Outubro Rosa: um toque vale uma vida

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é de 66.280 a estimativa de novos casos de câncer de mama, em 2021. Já o número de mortes é de 18.295, sendo 18.068 mulheres e 227 homens. Por isso, neste mês de outubro, estamos dedicados à campanha Outubro Rosa, um movimento muito importante de conscientização e prevenção do câncer de mama.

Confira o texto que preparamos sobre a campanha e com informações sobre a doença!

Sobre a campanha Outubro Rosa

De acordo com o INCA, o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A campanha tem como objetivo compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Conheça os principais sinais de câncer de mama

Em cinco minutos, você faz o autoexame. Em cinco minutos, você pode salvar a sua vida! Por isso, o exame de toque da mama, realizado em casa, é tão essencial. Fique por dentro dos sintomas que podem ser observados em casos de câncer de mama:

  • Alteração na assimetria da mama.
  • Nódulo (caroço).
  • Pele da mama avermelhada e parecida com casca de laranja.
  • Alterações no mamilo.
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
  • Saída espontânea de líquido pelos mamilos.

Importância do diagnóstico precoce

Quando detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, a possibilidade de tratamentos menos agressivos e de taxas de sucesso satisfatórias aumenta.

Portanto todas as mulheres, independentemente da idade, devem conhecer seu corpo e entender o que não é normal em suas mamas, por meio do autoexame. O Ministério da Saúde também recomenda que a mamografia de rastreamento seja realizada, a cada dois anos, por mulheres entre 50 e 69 anos.

Formas de tratamento

O tratamento escolhido para os casos de câncer de mama vai depender da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Entre eles estão: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).

Caso observe mudanças, procure uma unidade de saúde. Cuide-se! O Laboratório São José apoia essa luta. Abrace a causa também.