Notícias

Dia Mundial Sem Tabaco: com saúde não se brinca!

Dia Mundial Sem Tabaco: com saúde não se brinca!

O Dia Mundial Sem Tabaco é uma campanha criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987. A data é comemorada em 31 de maio e tem o intuito de alertar a população sobre as doenças relacionadas ao cigarro.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 428 pessoas morrem por dia no Brasil por conta do tabagismo. O tabaco afeta órgãos como pulmão e o coração, e traz consequências, muitas vezes irreversíveis, para a saúde.

Quais são riscos do tabagismo?

O uso do tabaco causa dependência física e psicológica. Além disso, em qualquer forma que o tabaco é consumido, ele causa malefícios à saúde cardiovascular.

Mas como o tabaco pode afetar o meu corpo?

Ao consumir o tabaco, placas de gordura são formadas nos vasos sanguíneos. Com isso, a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam, e o caminho que o sangue deve percorrer para o cérebro ou para o coração pode ser bloqueado, causando até mesmo um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Doenças como diabetes e trombose também são de alto risco nesse caso, além das doenças respiratórias, como bronquite e enfisema. No caso das mulheres, o tabagismo traz complicações à gravidez, pois pode prejudicar o crescimento do feto e induzir o parto prematuro. Nos homens, o tabagismo causa impotência sexual.

Você sabia que, além de prejudicar a sua saúde, você pode estar prejudicando a saúde das pessoas que convivem a sua volta?

Apesar de no Brasil o número de fumantes passivos ter diminuído, essa é uma realidade que ainda afeta todos aqueles que, de alguma forma, estão expostos à inalação de derivados do tabaco.  De acordo com a OMS, a terceira maior causa de morte evitável no mundo é por fumo passivo.

E se eu parar de fumar?

Os riscos das doenças causadas pelo tabaco vão diminuindo gradativamente. Aos poucos, o organismo se restabelece, e as consequências reduzem, dentro do tempo necessário que cada parte do corpo precisa para reagir positivamente.

Por isso, pense bem nas consequências. Vale a pena colocar a sua saúde em risco? Apoie o Dia Mundial Sem Tabaco e perceba a diferença que poderá fazer na sua vida!