O novo coronavírus tem avançado no Brasil. A cada dia, o número de casos aumenta em todo o país e tem preocupado não só os órgãos de saúde pública oficiais, mas a população como um todo. O pedido agora é que fiquemos em nossas casas para ajudar na contenção do Covid-19. Afinal, se fizermos a nossa parte, nos prevenindo, conseguiremos passar por essa crise da melhor forma possível.
Por isso, o Laboratório São José preparou um conteúdo completo sobre o novo coronavírus, com as informações sobre sintomas, formas de transmissão e prevenção. Confira!
O que é o coronavírus?
Os coronavírus são uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Mas, apesar de estarem famosos agora, devido à pandemia que se espalha pelo mundo, os coronavírus foram descritos como vírus em 1965 e levam esse nome “corona” por ter um perfil microscópico parecido com uma coroa.
Em 2019, um novo agente foi descoberto após registros de caso em Wuhan, na China, e causa a doença coronavírus (Covid-19).
Pode parecer mentira, mas a maioria das pessoas se infecta com coronavírus comuns ao longo da vida, principalmente as crianças.
Como acontece a transmissão do coronavírus (Covid-19)?
Tudo ainda é muito novo para os especialistas, e os estudos sobre o novo coronavírus estão em andamento. A princípio, foi observado que a disseminação ocorre de uma pessoa para a outra, ou seja, com o contato próximo (aproximadamente 1m) com um indivíduo que apresente os sintomas. Além disso, o contágio também pode ocorrer pelo ar.
Veja abaixo as principais formas de transmissão:
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, o nariz ou os olhos.
Ainda não há informações sobre quantos dias são suficientes para uma pessoa com Covid-19 transmitir o vírus.
Quais são os sintomas?
Os sinais são semelhantes a uma gripe ou um resfriado e estão ligados ao sistema respiratório.
Os principais sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre.
- Tosse.
- Dificuldade para respirar.
Em alguns casos, o coronavírus causa infecções do trato respiratório interior, como pneumonias.
O período de incubação do coronavírus, ou seja, o tempo que leva para os sintomas aparecerem, pode variar entre dois e 14 dias.
Apresentou os sintomas? Fique isolado em casa e acompanhe a evolução do quadro. Caso sinta dificuldades para respirar, procure atendimento médico.
Quais são as medidas de prevenção?
A principal recomendação é ficar em casa! Neste momento, é essencial que quem possa ficar em casa fique. Ao se distanciar, você estará protegendo você e outras pessoas.
Outras orientações dadas pelo Ministério da Saúde são:
- Lavar bem as mãos, frequentemente, com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel 70%;
- Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas que apresentem os sintomas;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogá-lo no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Como é feito o tratamento?
Ainda não há um tratamento específico nem vacina para prevenir o novo coronavírus. As principais indicações dos profissionais de saúde para quem apresenta os sintomas são: fazer repouso, consumir bastante líquido, principalmente água, e utilizar medicamentos que aliviem os sintomas, como antitérmicos e analgésicos para dor e febre.
Evite aglomerações, não saia de casa sem motivo! Precisa fazer algum exame laboratorial? O Laboratório São José está à disposição para realizar a coleta domiciliar, garantindo a saúde e a segurança de todos. Agende pelo número (32) 98814-6685.