Notícias

Exame de Papanicolau: quando devo fazer?

Exame de Papanicolau: quando devo fazer?

O exame de Papanicolau, também conhecido como exame preventivo, deve ser feito, no mínimo, uma vez ao ano.
É através dele que diversas doenças como HPV (Vírus do Papiloma Humano), causador de câncer de colo de útero, DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e infecções vaginais são detectadas, podendo ser tratadas com mais eficiência. Por isso a importância de realizar o exame todo ano, garantindo que, mesmo se alguma doença for detectada, ela esteja no início, com mais chances de controle ou cura.

Preparação
O melhor período para realizar o exame é uma semana após o último dia de menstruação, já que o colo do útero estará sem resíduos e mais acessível ao exame.
Nas 48 horas anteriores ao exame é importante não ter relações sexuais, mesmo usando preservativo, e evitar o uso de medicamentos, produtos de aplicação local e duchas para higiene íntima.
Após a realização do exame pode-se voltar com os hábitos normalmente.

Como é feito
O exame é realizado no próprio consultório médico ginecológico e não tem necessidade de anestesia. O(a) médico(a) introduz um pequeno instrumento, chamado de espéculo, para manter a passagem entre a vagina e o colo do útero delicadamente aberta para a leve raspagem do colo do útero e a observação pelo ginecologista. Feito isso, o material recolhido é analisado em laboratório. O procedimento é rápido e prático, e a análise do colo não causa dores nem complicações.