Notícias

Anemia: como identificar os primeiros sintomas da doença?

Anemia: como identificar os primeiros sintomas da doença?

A anemia é caracterizada pela deficiência da hemoglobina, ou seja, pela falta de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. A única forma de realizar o diagnóstico dos vários tipos de anemia existentes é por meio de exame de sangue, mas alguns sintomas comuns podem alertar as pessoas quanto ao possível surgimento da anemia.

 

No Brasil, o tipo mais comum de anemia é a ferropriva, decorrente da falta de ferro no sangue. No entanto, existem diversos outros tipos, causados por hereditariedade e deficiência de substâncias, como a vitamina B12, o ácido fólico e muito mais.

 

Como saber se estou com anemia?

Conheça os principais sintomas da anemia e fique atento caso eles apareçam:

 

  • Fadiga extrema e falta de concentração durante todo o dia;
  • Fraqueza e tonturas (principalmente ao se levantar);
  • Dormência ou frio nos pés;
  • Pele pálida;
  • Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares;
  • Falta de ar;
  • Dores no peito;
  • Falta de apetite;
  • Apatia;
  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Frio nas extremidades do corpo, independentemente da temperatura do ambiente.

 

 

Formas de prevenir a anemia

 

O tipo de anemia mais comum, causada pela deficiência de ferro, pode ser prevenido e combatido com o consumo de alimentos ricos nessa substância. O ferro pode ser encontrado em alimentos tanto de origem animal quanto vegetal, como:

 

  • Carnes vermelhas, como fígado e miúdos (rim e coração);
  • Aves, peixes e mariscos crus;
  • Vegetais folhosos verde-escuros, como agrião, couve e taioba;
  • Leguminosas como feijão, grão-de-bico, fava, lentilha e ervilha;
  • Grãos integrais ou enriquecidos, tais como castanhas e nozes, rapadura, açúcar mascavo e melado de cana;
  • Alimentos enriquecidos com ferro, como farinhas de milho e trigo, entre outros.

 

Alguns alimentos que não possuem ferro também podem ajudar na melhor absorção da substância, como as frutas cítricas e os alimentos ricos em proteínas. Isso ocorre porque esses alimentos possuem ácido ascórbico que, combinado aos alimentos ricos em ferro, ajudam na melhor absorção do mesmo.

 

Em contraponto, alguns alimentos que possuem fosfatos, polifenóis, taninos e cálcio podem impedir a absorção do ferro. Essas substâncias são mais comumente encontradas em chá, café, mate, leite e derivados, que devem ser evitados quando se está com anemia.

 

Uma boa alimentação é a base para a nossa saúde. Mas para um diagnóstico preciso e tratamento de qualquer tipo de anemia, procure um médico.

 

Leite materno

 

Você sabia que o leite materno é um dos melhores protetores contra a anemia por deficiência de ferro? Isso ocorre devido à biodisponibilidade do ferro existente. Estudos apontam que crianças que receberam o leite materno durante a infância possuem menos chances de desenvolver qualquer tipo de anemia.

 

Conheça os diferentes tipos de anemia

 

Anemia ferropriva (IDA)

Considerada o tipo mais comum da doença, a anemia ferropriva pode ser tratada através do aumento da ingestão de ferro. O desenvolvimento desse tipo está aliado a alguns fatores, como fluxo menstrual intenso, em que o ferro é perdido na menstruação, lesões graves ou cirurgias com grande perda de sangue, úlceras, câncer de cólon e uma dieta pobre em ferro.

 

Anemia megaloblástica

Esse tipo de anemia é caracterizado pelo tamanho anormal dos glóbulos vermelhos, além da diminuição das plaquetas e também dos glóbulos brancos devido à baixa ingestão de vitamina B12.

 

Anemia perniciosa

A anemia perniciosa é um tipo da doença que ocorre quando o corpo não é capaz de absorver a vitamina B12, mesmo sendo ingerida de forma regular. Esse tipo pode resultar em graves danos neurológicos caso não seja tratado de forma adequada.

 

Anemia hemolítica

Essa variação da anemia é caracterizada pela produção de anticorpos que destroem as células sanguíneas, sendo mais comum em mulheres. Alguns de seus principais sintomas são tonturas, palidez e marcas roxas na pele.

 

Anemia falciforme

Causada pela destruição das células vermelhas do sangue, esse tipo de anemia apresenta sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés e dor em todo o corpo. Seu desenvolvimento é genético.

 

Anemia aplástica

Esse tipo é uma doença autoimune, em que a medula óssea diminui a produção de células sanguíneas. Alguns dos principais sintomas são hematomas frequentes, manchas roxas na pele e sangramentos que demoram a parar.

 

Anemia por deficiência de ácido fólico

A falta de ácido fólico é a principal causa dessa anemia, que é mais comum em mulheres durante a gestação. Grávidas devem ficar atentas ao consumo regular de alimentos que possuam ácido fólico, visto que a reserva encontrada no corpo humano é baixa, e a necessidade dessa substância aumenta durante a gravidez.

 

Anemia por deficiência de vitamina B12

Esse tipo de anemia também é causado pela deficiência de uma vitamina, no caso, a B12. Ao contrário do ácido fólico, pouco presente em nosso organismo, a vitamina B12 é encontrada em abundância. Em geral, sua deficiência está diretamente relacionada a problemas no intestino ou no estômago, sendo bastante comum em paciente que realizaram cirurgias de redução de estômago.